segunda-feira, 10 de maio de 2010

103

Quando estamos com febre, o mundo nos parece penoso e estridente. O ritmo das coisas nos incomoda, já não podemos acompanhá-lo. Se as crianças brincam no pátio, se a música soa mais alto, se há alegria em torno, não suportamos e pedimos silêncio. A alegria do mundo, porém, não se cala e soa aguda como o flautim que percorre essa partitura malsã. Choramos e nos lamentamos, mas ninguém se importa com nossa tristeza. Estamos doentes porque Jesus nos deixou e apenas ele pode transformar a tristeza em alegria.

O compositor dessa música não ficaria surpreso com a descoberta moderna de que a tristeza é uma forma de doença, talvez o primeiro sintoma de uma grave enfermidade. A depressão contemporânea tem início com pensamentos sombrios e circulares e com uma decidida irritação com o mundo. Hoje como ontem, o triste busca o isolamento dos flautins da vida. A melancolia do passado sentia a ausência de Jesus, mas ao menos elevava sua prece ao único médico da alma.

Nesse ponto, a mágica acontece e o mesmo instrumento que descrevia o riso jogado à face dos que estavam tristes e lamentavam sustenta a ária que declara a busca do único médico da alma, aquele por quem o coração espera.

O resto é consequência e metáfora. Os saltos da ária para tenor são os paralíticos que se levantam por ordem de Jesus e os que dançam porque ele há de voltar. No coro final, Jesus afirma que o sofrimento se transformará em bem aventurança. Os sons do flautim são apenas uma lembrança.


Chor
Ihr werdet weinen und heulen, aber die Welt wird sich freuen.
Bass
Ihr aber werdet traurig sein.
Doch eure Traurigkeit soll in Freude verkehret werden.


Coro
Chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará.
Baixo
E vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em regozijo. (Jo. 16, 19)


Um comentário:

  1. De certo a dor que cristo sentia na cruz, não era somente pelos pregos cravados em suas mãos, pelo amargo gosto do vinagre ou pela indigna coroa de espinhos agudos, que os malignos colocaram em sua santa cabeça.
    Mas sim pela tristeza que cobrirá a terra, na qual somente os seus justos sentirão e sofrerão as flechas do inimigo, enquanto a Terra se regozija com o seu pecado.
    No entanto, quando Deus de seu esplendido trono, levantar-se e dar a ordem ao seu primogenito filho a vim ao encontro de seus pequeninos, os abatidos de coração, levantarão as suas cabeças e com grande voz hão de dizer; Bentido seja Deus nas alturas, poís mandastes o principe da paz ao nosso encontro, que enchugará os nossos rostos das amarga lagrímas que sobre ele desceu e nos honrará com a sublime felicidade eterna.

    ResponderExcluir