quinta-feira, 27 de maio de 2010

1

Os antigos poemas que celebram os heróis produzem tanta mágica com singelos apodos. A um, os versos chamam domador de cavalos; a outro, eversor de cidades; não ouvimos mais os acordes da lira e da flauta, mas não esquecemos as palavras. Para cantar o nascimento do invencível herói de Judá, teremos, contudo, de novo o sopro da música mais radiante e o rapsodo somará seus nomes de tal forma que os séculos não poderão esquecer.

Pois o Anjo veio diante de Maria para dizer que ele é como a Estrela da Manhã, cheio da Graça e da Verdade do Senhor, e é o doce rebento de Jessé e também o Rei e o Noivo de minha alma. O coração salta, como as notas na partitura, e dançamos e cantamos porque uma criança vai nascer e não há notícia como essa em todo o mundo.

Não há mais como conter o espantoso esplendor barroco dessa música. Ela se expande para falar de chamas que consomem os peitos, a gozar ainda na Terra nas declícias celestes, prometer a consumação de bocas e notas que jamais cessarão de trazer cânticos de louvor. É ela mesma o louvor para o grande Rei, promessa que cumpre em si mesma.

E quando esperávamos o cansaço, a contrição e a prece, o compositor diz  que está profundamente feliz. Invoca o coral do Alfa e do Ômega, ergue dois Améns ao céu e afirma que ansiosamente espera. Não demores, pois.

Wie schön leuchtet der Morgenstern
Voll Gnad und Warheit von dem Hern,
Die süBe Wurzel Jesse!
Du Sohn Davids aus Jakobs Stamm
Mein König und mein Bräutigam
Hast mir mein Herz besessen,
Lieblich
Freudlich
Schön und herrlich
GroB und ehrlich
Reich von Gaben,
Hoch und sehr prächtig erhaben.


Como brilha a estrela da manhã,
Plena da Graça e Verdade do Senhor,
Doce rebento de Jessé!
Tu, filho de David, do ramo de Jacó
Rei e Noivo
Arrebataste meu coração
Com amor
Com alegria
Belo e poderoso
Grande e digno
Rico de dons
Alto, mui augusto e elevado.



Um comentário:

  1. E nascendo Jesus, muitos sinais se cumpriram na terra, os magos seguiram a estrela e muitos homens alegravam-se com tal benevolência de Deus para o mundo.
    Sobretudo havia um homem em Jerusalém - era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel e o Espirito Santo estava sobre ele-.
    E foi revelado a ele que não morreria antes de ver o Cristo do senhor.
    E pelo espirito foi ao templo, e quando os pais trouxeram o menino Jesus, ele então surpreso e regozijando tomou em seus braços e louvou a Deus dizendo; Agora, Senhor despedes em paz o teu servo, meus olhos viram a tua salvação a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, Luz para iluminar as nações e para glória de teu povo Israel.
    E dava graças a Deus, poís o menino Jesus acabará de nascer, e não noticia como essa no mundo.


    - texto quase por inteiro influenciada na historia de Simeão e Ana; Lucas 2,25 -.

    ResponderExcluir