sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

100

Nosso destino é retornar. Em 1732, as regras que cada impõe a si mesmo para provar alguma coisa já não tinham mais tanta importância. A idéia de virtuosismo se esgotou e o artifício da citação revelou-se um mero exercício, como uma boa nota tirada na escola, transformada em uma lenda boba sobre si mesmo. O autor sente que deve se recolher para que a obra brilhe. O coral tem de cumprir sua vocação e exibir sozinho o seu significado.

É nesse momento que tímpanos e trompetes em toda sua glória terrena se erguem para celebrar a alegre aceitação do destino, da vida, do bem e do mal que nela houver. A vida precisa ser aceita inteiramente não com o sombrio misticismo dos antigos romanos, mas com a incessante alegria do fiel que crê e está reconcilidado com Deus. Filósofos podem celebrar o amor fati, mas apenas essa música traz a alegria de sermos quem somos.

O resto é quase uma convenção. As vozes humanas trazendo sua cor individual, cada com sua faceta para as estrofes do poema. Quem quiser que goste dessa ária; quem quiser que goste daquele dueto. Não importa muito, porque o coral foi finalmente revelado.

O que está feito, está bem feito e nisso perseveramos mesmo que seja dura a estrada, cheia de desassossego. As coisas que vivi são minhas, eu as guardo e elas paternalmente me protegem. Elas são a minha sina e hão de me guiar. A elas eu deixo comandar.



Was Gott tut, das ist wohlgetan,
Es bleibt gerecht sein Wille;
Wie er fängt meine Sachen an,
Will ich ihm halten stille.
Er ist mein Gott,
Der in der Not
Mich wohl weiß zu erhalten;
Drum lass ich ihn nur walten.


O que Deus faz, está bem feito,
Mantém-se justa sua vontade;
Quando governa meus assuntos,
A Ele hei de guardar em silêncio.
Ele é meu Deus,
Que na Tristeza
Sabe bem como me guardar;
Portanto a ele só deixo comandar.


Um comentário:

  1. "É nesse momento que tímpanos e trompetes em toda sua glória terrena se erguem para celebrar a alegre aceitação do destino, da vida, do bem e do mal que nela houver".

    Não sei senhores mas isso de certo modo traz uma tristeza,de saber que não tem como fugir das grandes surpresas do destino, acreditem meus senhores na maioria das vezes são sempre crueis, com nós pobres homens.
    Mas como dizem;Praguejei os céus praguejei os mares, praguejei os deuses, mas quanto o destino escolhe o caminho, só nos restá aceita.

    ResponderExcluir