sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

148

Creio que a história da filha de Jairo é apenas um referência. Não parece existir muita coisa sobre o desespero do chefe da Sinagoga aos pés de Jesus, as recriminações ouvidas, a multidão em torno de uma menina enferma, os lamentos e o barulho, ela apenas dorme e a maravilha e o espanto de todos que lá estavam. A turbulência das paixões humanas, a graça concedida e a celebração do milagre inefável não estão ali. Suspeito de outra coisa.

A deliciosa frase do trompete é uma prova evidente de que o artista se deixou levar por outra imagem, exposta no verso do Salmo. O que é essa melodia brilhante, complexa, desdobrada em sutilezas e doçura, senão o atavio sagrado, o manto do culto ao Senhor, com que foi vestida a sua obra? Sim, vamos celebrar o milagre - menina, levanta -, mas devidamente aparatados. O maestro naquele dia exibia sua melhor roupa, uma roupa feita de sons.

É desse modo que se produz uma complexa organização de símbolos, onde nada é direto e linear, onde vários planos se articulam sem dominância. Celebramos o milagre trazendo a glória ao nome de Deus, mas a música é tanbém o atavio do celebrante, na verdade, o duplo do pastor, trazendo seu próprio sermão musical.

A demonstração rigorosa vem na ária para tenor, cheia de duplo sentido. Pois os fiéis vêm ouvir o ensinamento cristão, o milagre de Jesus e também a música do Cantor. A casa celestial pode ser São Tomás, mas é também o céu, onde soa o coro dos Anjos, que um dia também tocará essa música terrena e assim por diante.

Bringet dem Herrn Ehre seines Namens, betet an den Herrn im heiligen Schmuck.


Honrai o nome do Senhor; orai a Ele com Atavios sagrados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário