segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

29

Assim começa a canção: "Pensa em nós com teu amor". Prossegue pedindo as bençãos do Senhor para as autoridades municipais e celebrando a virtude da obediência. Música política, se tal coisa existe, música meramente administrativa. Terminada a cerimônia, seguiram todos para a casa, como nas paradas do dia 7 de setembro, pouco se importando com o pagamento de impostos ou com a obediência ao código de posturas municipais. Solenidades decaem; em poucos anos ninguém lembra das razões das datas e dos nomes das ruas. Tantas vezes passei pela rua 24 de maio indo para o Méier; hoje preciso me esforçar para lembrar da efeméride.

No entando, lá estava a música. Doce, amorosa, trazendo seu pedido ao Deus de Israel de forma tão terna que, sem blasfêmia, seria possível acreditar que Ele o ouvisse. Como um raciocínio feito de flores, ela pede bençãos para os que obedecem. É impossível não lembrar as palavras de Jesus: bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Por vários minutos, o que era convenção, lugar comum, palavras que podem ser vendidas e compradas, ganharam outra vida, uma vida medida em séculos.

Vamos ser honestos: eu não estava lá, naquele dia, naquela cidade. Os que ouviram são pó, menos que pó. Não há comunicação possível, apenas o som desse aparelho eletrônico, nesse momento. Essa emoção não atravessou o desfiladeiro do tempo; ela está nascendo aqui, agora, mas, afinal, de onde ela vem? Não estava em mim, que pouca atenção dedico a eventos cívicos; não estava nos versos; nunca esteve na voz alada da Fama.

Eu não tenho respostas, sobretudo porque vou ouvindo também os aleluias que acompanham essa canção, o coral, a sinfonia e as as graças ofertadas a Deus. Foi escrito certa vez que a música não representa essa ou aquela emoção particular, mas as emoções humanas em si mesmas, em sua natureza essencial e abstrata. E apesar disso, nós a entendemos perfeitamente. Nossa imaginação subitamente desperta e busca dar formas a esse mundo espiritual, vesti-lo com carne e osso. Talvez seja esse o segredo da canção das bençãos para os que obedecem.


Wir danken dir, Gott, wir danken dir
und verkündigen deine Wunder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário