sábado, 19 de dezembro de 2009

88

Trilha sonora não é uma invenção recente. O cinema, na verdade, levou-a de emprestado das mais várias atividades sociais, do cabaré aos campos de caça. Examinando a questão sem preconceitos, pode-se mesmo concluir que a ópera é uma forma de trilha sonora, assim como a música que acompanhava os versos trágicos na Antiguidade. Na verdade, a música desligada de uma referência existencial específica, a música para ser ouvida em um concerto ou recital, é que se mostra uma invenção curiosa, talvez datada.

A contribuição do cinema, ao menos por um tempo, foi ampliar o número de eventos indexáveis pelo registro sonoro. Uma ópera de terror soa improvável; a vida social tem limites inexoráveis; mas as artes cinematográficas pedem música para grandes incêndios, espetaculares batalhas terrestres e navais ou para a interação com criaturas do outro mundo. Nenhum compositor dedicaria uma peça ao romance de Robert Louis Stevenson, mas um cineasta pode aspirar à imortalidade caso produza a coincidência perfeita dos sons com as angústias pessoais do Dr. Jekill. Pode realizar a consumação de música e narrativa que estava fora do alcance de toda a literatura gótica do século XIX.

Nem sempre é reconhecido que a Sagrada Escritura detém o mesmo potencial. Desobrigada da descrição de eventos contemporâneos ou da modesta economia emocional da vida burguesa, o Velho Testamento oferece imagens ambiciosas e amplamente conhecidas. Para muitos e por  muito tempo, absolutamente históricas em seu desenvolvimento. Drama histórico, grandes eventos, a presença imediata de Deus na Terra, tudo podia ser tratado musicalmente, dentro de certos limites.

Mesmo uma poética passagem, saída da pena do profeta Jeremias, pode ganhar um vigor insuspeitado, traduzido como uma musical expedição de caça de um nobre europeu. Ou seja, uma trilha sonora, no sentido rigoroso da palavra. Mesmo que tudo termine com um prosaico coral, que ordena cantar, orar e seguir no caminho do Senhor.


Siehe, ich will viel Fischer aussenden, spricht der Herr, die sollen
sie fischen. Und darnach will ich viel Jäger aussenden, die sollen sie
fahen auf allen Bergen und allen Hügeln und in allen Steinritzen.

“Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais caçarão sobre todo o monte, e sobre todo o outeiro, e até nas fendas das rochas” (Jeremias 16, 16).


Nenhum comentário:

Postar um comentário